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Publicado: 10 Junho 2021
Ação estimula clientes a provar pratos veganos e reforça que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Na semana de 14 a 20 de junho, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Delivery Direto convidam o público a experimentar novos sabores na Semana Mundial Sem Carne. A campanha é um convite para trocar a proteína animal pela proteína vegetal por, no mínimo, sete dias e ganha ainda mais força no atual cenário. Em parceria com o Delivery Direto, o objetivo é incentivar os consumidores a escolherem pratos veganos em centenas de restaurantes com opção vegana que utilizam o aplicativo próprio de delivery. Em 2020, o número de novas lojas que usam a solução cresceu 225.93% em relação ao ano anterior. E 2021, caminha para ser ainda maior!
O trabalho estratégico entre SVB e Delivery Direto fica claro diante do novo comportamento de consumo. Durante a pandemia, o mercado de entregas ou ‘delivery’ disparou no ano passado. O crescimento chegou a quase 190%, segundo dados analisados pela startup de finanças Mobills.
Ao longo da semana que propõe novas experiências gastronômicas, também serão realizadas lives no Instagram da SVB com dicas sobre como dar o primeiro passo para uma alimentação à base de vegetais, quais os benefícios, evolução das carnes alternativas, PANCs e muito mais.
Entre as ações está prevista a participação da atriz Day Mesquita, atualmente ovolactovegetariana, e do ator Henrique Camargo, flexitariano. Ambos ficarão sete dias à base de comida vegana e vão contar a vivência em suas redes sociais.
Desafio
O objetivo da iniciativa é mostrar que ações individuais e coletivas causam impacto em nós mesmos, nos animais e em nosso planeta, além de reforçar a importância da alimentação a base de vegetais. Segundo a Academia Americana de Nutrição e Dietética (2016) e a American Heart Association (2020), reduzir o consumo de carnes está diretamente associado a menores riscos de pressão arterial e doenças coronarianas, assim como diabetes, obesidade e outras comorbidades.
Do ponto de vista da utilização de recursos naturais, um estudo da GFN (Global Footprint Network) cita a redução do consumo de carnes como um grande fator de impacto para a pegada ecológica. Ainda de acordo com o trabalho da entidade, 19,6% da emissão de gases do efeito estufa estão relacionados à produção de animais para consumo e 44% estão relacionados indiretamente ao desmatamento, aplicação de calcário e a queima de resíduos florestais, principalmente da Amazônia e do Cerrado.
“Desafie a si mesmo, sua família, seus amigos e colegas a deixar a carne fora do prato por pelo menos sete dias. Todos estão convidados a participar do desafio e a descobrir como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. A Semana Sem Carne vai muito além de retirar certos produtos do seu prato. É, principalmente, um convite para a reflexão sobre a necessidade de mudança”, explica Michelle Letran, campaigner da SVB.
Para se inscrever e receber informações exclusivas e dicas de receitas deliciosas acesse o site www.svb.org.br/semanasemcarne . Na página você também encontra a relação de restaurantes do Delivery Direto que estão apoiando a iniciativa e oferecendo descontos em refeições veganas.
Avanço do vegetarianismo
Segundo o estudo ‘O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant Based’, elaborado em 2020 pelo GFI (The Good Food Institute), 49% dos participantes afirmam ter reduzido o consumo de carne nos últimos 12 meses. Deste total, cerca de 85% das pessoas disseram que experimentariam carnes vegetais que fossem idênticas às de origem animal.
A prioridade do consumidor é a experiência de consumo semelhante à do produto tradicional. Possuir sabor, aroma e textura igual ou melhor foi apontado por 62% dos participantes como a característica mais importante. A vontade de consumir um produto o mais natural possível ficou bastante próxima do primeiro lugar, com 60% das pessoas também escolhendo essa característica, indicando que o consumidor valoriza a percepção de naturalidade nos produtos. Logo em seguida foi priorizado o valor nutricional igual ou melhor, com 59%.
“A Semana Sem Carne vai muito além de retirar certos produtos do seu prato. É, principalmente, um convite para a reflexão sobre a necessidade de mudança e uma experiência com novos sabores”, completa Michelle.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
SOBRE O DELIVERY DIRETO
O Delivery Direto é empresa líder no desenvolvimento de aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. O aplicativo é focado em conversão de vendas, com facilidades para donos de restaurantes e seus clientes e uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. A plataforma atende todo o tamanho e tipo de restaurante. Para saber mais acesse http://dire.to/svp-dd-21