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Publicado: 10 Setembro 2021
Questionário mostrou que, após um período de cinco anos, 30% dos participantes deixaram de consumir carne e derivados.
Imagine uma pessoa que, toda segunda-feira, resolve tirar a carne das suas refeições visando contribuir na redução dos impactos que o consumo de proteína animal tem para a própria saúde, os animais e o meio ambiente. Após cinco anos montando pratos recheados de legumes, verduras, leguminosas e cereais por pelo menos um dia da semana, ela conclui que é possível manter essa alimentação diariamente e decide se tornar vegetariana ou vegana.
Foi esta a conclusão de um estudo realizado pela Brighton and Sussex Medical School (BSMS) e pela campanha mundial Segunda Sem Carne (Meat Free Monday - MFM) com 655 pessoas. Mais de 30% dos entrevistados, com idades entre 18 e 82 anos, comiam carne quando fizeram o cadastro no site da campanha e, após cinco anos, declararam a mudança na alimentação para uma dieta plant based.
Conforme os entrevistados, os materiais disponibilizados, as orientações e os alertas sobre os impactos positivos da mudança por, pelo menos, um dia da semana foram fatores fundamentais para a transformação. O estudo ainda apontou que 20% dos que se engajaram na campanha decidiram virar vegetarianos ou veganos em um período mais curto, entre três e cinco anos.
“As campanhas de mudança de comportamento como a Segunda Sem Carne são mais eficazes se puderem manter o engajamento ativo das pessoas. Agora precisamos trabalhar no desenvolvimento das melhores maneiras de manter esse engajamento, fornecendo apoio, informações e conselhos que os participantes desejam”, disse o autor principal da pesquisa, Dr. Richard de Visser.
Como enfatizado pelo cantor Paul McCartney, cofundador da Segunda Sem Carne no Reino Unido, quem retira os produtos de origem animal por um dia consegue um impacto ambiental substancial. Ele compara que, se cada pessoa na Grã-Bretanha eliminar a carne do prato uma vez na semana, a redução da pegada de carbono será maior do que a retirada de todos os carros da estrada por um dia inteiro.
No Brasil, a campanha Segunda Sem Carne é realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e convida as pessoas a descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal. Em apenas um dia, essa ação pessoal resulta numa economia de 60 litros de água.
“A campanha do Brasil é considerada a maior do mundo. Ao longo desses 12 anos, servimos mais de 400 milhões de refeições que mostram para a população o quanto é possível e delicioso montar pratos sem nada de origem animal. Aderir à Segunda Sem Carne é um primeiro passo muito importante rumo a uma alimentação mais sustentável e saudável”, comenta a Diretora Executiva da SVB, Mônica Buava.
Para facilitar a adoção deste hábito, a SVB fornece em suas redes sociais receitas saborosas sem nenhum ingrediente de origem animal, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para levar essa ideia adiante.
O resultado deste estudo da instituição de ensino britânica, que foi publicado na revista Appetite, amplia os horizontes para um movimento identificado em pesquisa divulgada neste mês pela SVB. Conforme o levantamento realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec - antigo IBOPE Inteligência), em fevereiro deste ano, 46% dos brasileiros deixam de comer carne, ou seja, quase metade da população brasileira pratica a ideia da campanha Segunda Sem Carne Ainda segundo a pesquisa, 32% disseram escolher uma opção vegana quando essa informação é destacada pelo restaurante ou estabelecimento.
SOBRE A SEGUNDA SEM CARNE
A Segunda Sem Carne surgiu em 2003, nos Estados Unidos, e hoje já está presente em mais de 40 países. A campanha brasileira foi lançada em outubro de 2009, é considerada a maior do mundo, e conta com o apoio de governos, personalidades e empresas. Com a proposta de conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso de produtos de origem animal na alimentação, a Segunda Sem Carne convida as pessoas a descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana. Saiba mais em segundasemcarne.com.br e nas redes sociais da campanha: @segundasemcarne e www.facebook.com/SegundaSemCarne
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
Contatos da assessoria de imprensa da SVB
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