-
Publicado: 18 Janeiro 2022
Com o apoio de filiados e voluntários, foi possível impactar milhares de pessoas com campanhas e ações e incentivar uma alimentação vegetariana prazerosa e acessível
O ano de 2021 foi mais um com muitas incertezas e desafios. Ainda assim, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) não parou.
Campanhas, ações, programas e eventos online impactaram e conscientizaram milhares de pessoas sobre a questão animal, nossa saúde e os impactos que causamos ao planeta.
Confira abaixo um resumo de como foi 2021.
As 10+ da SVB em 2021
1. 37 milhões de quilos de carne e derivados substituídos por proteína vegetal
As campanhas e programas realizados pela SVB no ano passado resultaram em, ao menos, 37 milhões de quilos de carne e derivados substituídos por proteína vegetal, incentivando uma alimentação vegetariana prazerosa e acessível.
2. 17 milhões de pessoas impactadas pela campanha “Se você ama um, por que come outro?”
Somente no transporte público de SP e RJ, 17 milhões de pessoas foram apresentadas à campanha “Se você ama um, por que come outro?”, que questiona o porquê respeitar e amar um cachorro ou gato e comer outro animal igualmente inteligente, carinhoso e com personalidade, como um porco, galinha ou vaca.
3. Milhares de pessoas impactadas nas ruas de São Paulo
Um caminhão envelopado como se transportasse animais ao abate, com sons para retratar o sofrimento da viagem, circulou nas ruas de São Paulo em dezembro. Foi possível chamar a atenção de milhares de pessoas para o fato de 16 milhões de animais serem levados diariamente até o frigorífico somente no Brasil.
4. 46% dos brasileiros já deixam de comer carne por vontade própria
Ao menos uma vez na semana, quase metade dos brasileiros já deixam de comer carne. O dado foi revelado por uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) encomendada pela SVB, indicando mudança de comportamento do brasileiro em relação à própria alimentação.
5. Mais de 3 mil produtos já certificados pelo Selo Vegano
O programa Selo Vegano, gerenciado pela SVB, certifica que produtos - alimentícios, químicos (cosmético, limpeza e higiene) ou de vestuário - não possuem ingredientes de origem animal e são de empresas que não testam o produto finalizado em animais e fabricantes fornecedores que não testam os ingredientes em animais.
6. 27 palestras, cursos e webinars e 50 lives levando conteúdo de qualidade
A SVB tem como missão promover a substituição da proteína animal pela vegetal, ampliar e facilitar o acesso a produtos e serviços veganos e produzir e difundir informação de referência para a sociedade brasileira em geral. Para isso, promove anualmente palestras, cursos, webinars e lives, além de suas campanhas,
7. 5 projetos assistidos e supervisionados
Com o objetivo comum de promover a alimentação vegana em áreas vulneráveis no Brasil, 5 projetos foram assistidos e supervisionados pela SVB por meio do Edital Semeando e receberam doações de parceiros estrangeiros da organização. Durante 2021, 3 desses projetos já foram realizados.
8. Conselho Federal de Nutrição aprova especialização em nutrição vegetariana
No mês de maio, a nutrição vegetariana e vegana, como especialidade dentro da Nutrição, foi oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Nutrição. Um passo importante para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos e que contou com a participação do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB.
9. 50 núcleos e grupos em todo o Brasil
O incentivo a uma alimentação sem sofrimento animal é uma causa compartilhada com 200 voluntários em 50 núcleos e grupos da SVB em todo o Brasil.
10. Você como filiado
Sozinha, a SVB não existe. O trabalho da organização é resultado da dedicação de seus filiados, voluntários e apoiadores.